Rampa em caracol é destaque de prédio comercial em Portugal

Paulo Merlini Architects criou a rampa em espiral em uma sede de três andares de duas empresas em Matosinhos, Portugal. O projeto funde um armazém com uma nova estrutura para criar um edifício de escritórios fluidos.

Conexão, flexibilidade espacial e luz natural são alguns dos principais componentes do projeto da rampa em caracol. O principal desafio dos arquitetos era unificar os dois edifícios e estabelecer uma dinâmica entre as duas empresas, que os diferenciasse mas permitisse um funcionamento harmonioso.

Escada em espiral chama atenção nessa loja. Imagens: Ivo Tavares Studio
Escada em espiral chama atenção nesse edifício. Imagens: Ivo Tavares Studio

+ Livraria chinesa tem teto espelhado e escadarias cruzadas. Veja fotos de tirar o fôlego!

+ 14 ideias fabulosas de escadas diferentes e com designs que vão te surpreender. Confira!

+ Cabine Star Wars: hospede-se na Antártica com essa vista deslumbrante por R$ 325 mil

O arquiteto Paulo Merlini comenta que ‘uma das questões mais importantes no projeto da sede de uma empresa é criar um espaço que expresse e esteja de acordo com a cultura corporativa. Neste caso, elas apresentam uma gestão bastante informal, embora extremamente profissional, e pediram um espaço fluido, igual, heterogêneo e despretensioso’.

O comércio ligado pela rampa

Para organizar a variada programação, que inclui estúdio fotográfico e refeitório para 100 pessoas, a equipe de design inseriu uma série de caixas de madeira. Pois, elas quebram o clima de funções mais privadas, como salas de reuniões e cabines de videochamada, e estão espalhadas por todo o espaço “em uma espécie de caos organizado”, explicam os arquitetos.

Uma escada em espiral de concreto serve como principal via de circulação vertical entre os três andares. Além disso, as esbeltas balaustradas permitem que a luz do teto na parte superior penetre nas plantas baixas, ajudando a resolver o problema da luz natural.

Então, outras estratégias para garantir a luz natural incluem janelas nos fundos. Além disso, o estúdio fotográfico no segundo andar e o restaurante no terceiro andar estão posicionados ao lado dessa elevação toda em vidro para estabelecer um diálogo animado com a rua abaixo.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Restaurante em Lisboa é inspirado em ‘O Grande Gatsby’ e tem uma floresta no teto. Veja!

+ Você não vai conseguir parar de olhar essas 7 construções alucinantes pelo mundo. Prepare-se para as fotos!

+ Parede branca: inspire-se nessas 13 maneiras elegantes de decoração

DecorStyle.com.br
Back to top